Bugreiros
Vida do índio
Chamados de “bugres” pelos colonizadores, eles ocupavam-se da pesca e da caça. Viviam como nômades. Quando chegaram os imigrantes em Santa Catarina e começaram a desmatar, para abrir as terras que tinham comprado. Eles de depararam com o índio, que nunca tinha visto o homem branco. Já de primeira não deu certo o convívio de índios com os colonizadores. Foi a partir de então que começaram os massacres de índios. O governo mandou os colonos armarem-se para combater o índio, que não sabia como se defender das armas de fogo e acabaram sendo massacrados pelos colonizadores da época. O índio não tinha culpa. Seu modo de vida era diferente do imigrante. Não sabendo viver em sociedade e tão pouco que as terras que antes eram livres agora tinham um dono.
O que é o Bugreiro, e o porque de sua existência!
Aspirados pela abundância de terras baratas, os imigrantes passaram a desbravar as matas. A intenção do governo era ter o maior número de colonos e brasileiros no centro da Província de Santa Catarina e também, próximo a fronteira com os países visinhos.
Da seus países de origem eles trouxeram suas ferramentas de trabalho. Armas, somente aquelas para o esporte de caça.Nem os colonos e muito menos os índios, imaginavam a tragédia que iria se tornar num futuro breve. Por volta de 1852, a partir do estabelecimento das primeiras frentes pioneiras, ocorreram os primeiros contatos entre os colonos e a população nativa. Relatam inclusive que a casa do Dr. Hermann Blumenau, então diretor da Colônia, foi atacada pelos nativos. Futuramente a Colônia recebeu seu nome, hoje cidade de Blumenau. A partir desta data, numerosos relatos começaram a ser registrados sobre o embate entre a população nativa e os colonos que estavam se fixando no Vale do Itajaí.
Reação indígena
Quando os Bugreiros atacavam os índios, a maioria das vezes era de surpresa. Eles vinham preparados de sete a oito homens com armas e os atacavam sem que os índios tivessem qualquer