pesquisa operacional
Pesquisa operacional é um método cientifico de tomada de decisão na descrição consiste de um sistema organizado com auxilio de um modelo que experimentando descobre-se a melhor maneira de operar o sistema. Surgida na segunda guerra mundial através de estudos realizados por equipes interdisciplinares para resolver necessidades militares. (Fonte: livro pesquisa operacional 3° edição pag.11 Ed. Atlas S.A.- 2009)
A construção de modelos auxilia a colocar as possíveis incertezas e complexidades que vem juntos com os problemas de tomada de decisão dentro de uma lógica passível de analise abrangente. (Fonte: livro pesquisa operacional 2° edição pag. 6 Ed. Prentice/ Hall do Brasil.- 1985).
As técnicas mais utilizadas para resolver problemas em pesquisa operacional é a programação linear pela simplicidade do modelo envolvido e a disponibilidade de solução técnica aplicado em computadores facilitando a sua aplicação. Em sistemas estruturados são usadas às aplicações mais conhecidas como exemplo; finanças, controle de estoque, produção e entre outras mais. Em uma programação linear com um modelo matemático é composto de uma função objetiva linear e de restrições técnicas representadas por um grupo de inequações lineares. (Fonte: livro pesquisa operacional 3° edição pag.14 Ed. Atlas S.A.- 2009)
O método simplex é um método formado por grupo de critérios para escolher soluções básicas para melhorar um modelo e um teste de otimalidade, para que isso ocorra, o problema deve apresentar uma solução básica inicial, essas soluções básicas subsequentes são trocadas de variáveis básicas para variáveis não básicas perseguindo o calculo mostrando as novas soluções. Os critérios para escolha das variáveis e vetores que entram e saem para se forma uma nova base constituem o centro do simplex. Um modelo apresentando uma solução básica inicial com restrições ≤ e com termos da direita não negativos tem uma solução formada pelas variáveis de folga. (Fonte: livro pesquisa