Pesquisa operacional
Métodos de Pesquisa Operacional II
Passo 1. Gerar dados aleatórios com o auxílio do EXCEL (aula1) * TEC – tempo entre chegadas – usado no create (pelo menos 120 dados) * TS – tempo de serviço – usado no process (pelo menos 120 dados)
Passo 2. Importar os dados no INPUT ANALYZER e com o auxílio do FIT ALL, identificar a distribuição de cada conjunto de dados (copiar e colar as telas)
Gráfico TEC Input analyzer.
Gráfico TS Input analyzer.
Passo 3. Fazer a análise dos dados através da tabela do teste qui-quadrado abaixo, considere uma taxa de 95% de acerto. Mesmo que os dados não sejam aceitáveis, aplicá-los no problema.
Os valores encontrados com os dados da TEC e TS são validos, os mesmos estão abaixo com os valores encontrados na tabela:
* Dado TEC: Degrees of freedom = 10 Test statistic = 0.477
Valor na tabela qui-quadrado = 18,307
* Dado TS: Degrees of freedom = 10 Test statistic = 0.477
Valor na tabela qui-quadrado = 18,307
Passo 3. Criar um “enunciado” (problema) para que seja resolvido no ARENA.
A atendente de uma empresa de call center processa ligações conforme a distribuição uniforme (0.999, 249), essas ligações chegam de acordo com a distribuição uniforme (-0.001, 171). A atendente trabalha 8 horas por dia, simule um dia de trabalho desta atendente e responda as questões abaixo.
a) Tempo médio das ligações na fila: b) Tempo máximo das ligações na fila: c) Número médio de ligações na fila: d) Número máximo de ligações na fila: e) Taxa de ocupação da atendente: f) Número de ligações que entraram no sistema: g) Número de ligações que saíram do sistema: h) Número de ligações que iniciaram no sistema:
Passo 4. Lançar os dados no ARENA, copiar e colar todas as telas no trabalho (create, process, dispose, run setup)
Passo 5. Preenche a planilha abaixo de acordo com o que foi feito no ARENA.