Pesquisa Operacional na Agroindustria
Com essa dificuldade em se manter no mercado em competir com as grandes empresas, as pequenas e médias empresas veem utilizando cada vez mais a pesquisa operacional.
As micro e pequenas empresas agroindustriais são, geralmente, iniciadas por pessoas com pouco conhecimento de mercado e, geralmente, seus produtos estão ligados a cultura local. Elas se caracterizam também por apresentarem uma escala de produção baixa e produtos de baixa sofisticação tecnológica.
No ramo da agroindústria existem algumas perguntas necessárias e difíceis de serem respondidas: O que produzir? Como produzir? Quanto produzir? Quando comprar e vender?. Sem essas respostas, essas empresas irão apresentar alguns problemas. A pesquisa operacional se mostrou apta a responder essas perguntas e está sendo utilizada em ramos da agroindústria.
Uma propriedade rural dispõe de uma diversidade produtiva muito grande, tornando-se, assim, um processo complexo de decisão. E para obter um resultado satisfatório deve ser feito um pré-plenejamento para tomar a decisão e fazer a escolha certa.
Segundo a SOBRAPO (Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional - 2010):
A pesquisa operacional é uma ciência aplicada voltada para a resolução de problemas reais. Tendo como foco a tomada de decisões, aplica conceitos e métodos de várias áreas científicas na concepção, planejamento ou operação de sistemas. A Pesquisa Operacional é usada para avaliar linhas de ação alternativas e encontrar as soluções que melhor servem aos objetivos dos indivíduos ou organizações.
Apesar do uso da pesquisa operacional estar crescendo em empresas da agroindústria, muitas ainda não utilizam suas técnicas no planejamento de projetos nem sequer dispõe de alguma técnica