Pesquisa Lítio na odontologia
Bioquímica Ambiental I -
Sumário
- O que é?
- Onde é encontrado?
- Qual sua função?
1. ANIMAIS.
2. BIOLOGIA.
3. TERRA
4. ECONOMIA.
5. TECNOLOGIA.
6. SAÚDE.
7. A IMPORTÂNCIA DO LÍTIO NA ODONTOLOGIA.
8. APENDICE – MÚSICA.
Ilustrações.
Bibliografia.
O que é Lítio?
É um elemento simples encontrado na natureza. O Lítio (grego lithos, pedra), é um elemento químico de símbolo Li, pertencente ao grupo (ou família) um, dos elementos alcalinos. É o metal mais leve, a sua densidade é a metade do que a da água. Tal como outros metais alcalinos monovalentes são altamente reativos e, embora menor do que o de sódio, de modo que ele não é livre na natureza.
Onde se encontra? Qual sua função?
ANIMAIS.
Nos animais invertebrados é encontrado lítio numa concentração de 69 até 5760 partes por bilhão (ppb). Nos vertebrados a concentração é relativamente baixa e nas peles de todos os vertebrados e nos fluidos corporais tem sido encontrados numa concentração de 21 a 763 ppb.3 . Já os marinhos tendem a bioacumular muito mais do que os animais terrestres. Em 2011, estudos no Japão sugerem que a ocorrência do lítio na água potável pode aumentar a expectativa de vida.
BIOLOGIA.
O lítio é um elemento relativamente raro, embora ele seja encontrado em traços de diversas plantas (Gengibre e Nozes), em muitas rochas (Petalite) e algumas salmouras, porém sempre em escassas concentrações, do qual somente alguns têm potencial valor comercial na indústria e na medicina. A petalita ou petalite, também conhecida como castorita é um mineral importante para a obtenção de lítio, sendo um tectossilicato de lítio e alumínio, LiAlSi4O10; cristaliza no sistema monoclínico.
TERRA
As grandes reservas de lítio estão localizadas nos Andes da América do Sul estabelecidos pela Northwest Argentina (Puna), no sul da Bolívia (Uyuni) e do norte triângulo Chile (Atacama), tem despertado interesse no mineral e uso atual na tecnologia de baterias de iões de lítio