Projetos Com Firewalls TSS
REDE DMZ
Acima vemos uma figura ilustrativa de uma rede DMZ, que em segurança da informação, é a sigla para DeMilitarizedZone ou "zona desmilitarizada", em português.
A rede DMZ é uma pequena rede situada entre uma rede confiável e uma não confiável, geralmente entre a rede local e a Internet.
Uma DMZ fica localizada entre a rede interna e a rede externa. A função de uma DMZ é manter todos os serviços que possuem acesso externo (tais com os servidores, de correio eletrônico, etc) junto em uma rede local, limitando assim o potencial dano em caso de comprometimento de algum destes serviços por um invasor. Para atingir este objetivo os computadores presentes em uma DMZ não devem conter nenhuma forma de acesso à rede local.
O termo DMZ possui uma origem militar, significando a área existente para separar dois territórios inimigos em uma região de conflito. Isto é utilizado, por exemplo, para separar as Coréias do Norte e do Sul.
REDE VPN
Em Segurança da Informação, rede VPN significa Virtual Private Network, ou Rede Privada Virtual em português. A VPN Surgiu da necessidade de se utilizar redes de comunicação não confiáveis para trafegar informações de forma segura. A segurança é a primeira e mais importante função da VPN. Uma vez que dados privados serão transmitidos pela Internet, que é um meio de transmissão inseguro, eles devem ser protegidos de forma a não permitir que sejam modificados ou interceptados.
As redes públicas são consideradas não confiáveis, tendo em vista que os dados que nelas trafegam estão sujeitos a interceptação e captura. Em contrapartida, estas tendem a ter um custo de utilização inferior aos necessários para o estabelecimento de redes proprietárias, envolvendo a contratação de redes exclusivas e independentes. A VPN utiliza as mais avançadas tecnologias de criptografia, assegurando privacidade e integridade das comunicações
LER DOCUMENTO COMPLETO
Fonte de Pesquisa DMZ: http://www.ti-redes.com/dmz/intro/