Pesquisa isolantes termicos
Pesquisa sobre tipos de isolantes térmicos,
Condutividade térmica e características
Cortiça
É o material isolante térmico de uso mais antigo. Normalmente é usado na forma de aglomerados, formando painéis. Deve ser tratado contra o ataque de fungos, pois é uma material orgânico (de origem biológica). Sua maior vantagem é a inércia térmica que apresenta.
Densidade: 110 kg/m3
Coeficiente de condutividade para o painel aglomerado: 0,039 W/(m.K).
Lã de vidro
Quando se tem um telhado de telhas com um forro em amadeiramento e se deseja isolá-lo com lã de vidro deve-se usar um produto para tal fim, que é uma lã de vidro em painéis com maior densidade, hidrófugo e higroscópico. Quando se tem um teto de folha de chapa, a linha de produto que se deve utilizar é o revestimento com uma folha de alumínio reforçado em uma face para que atue para o aumento da resistência mecânica, como barreira de vapor e como material refletivo.
Coeficiente de condutividade: 0,065 a 0,056 W/m•K (0,056 a 0,049 kcal/h•m•°C)
Como no caso anterior se vende na forma de manta, de painéis aglomerados e coquilhas de isolamento de tubulações.
Lã natural de ovelha
Este isolamento é a versão natural e ecológica dos isolamentos lanosos.
Diferentemente da lã de rocha ou da lã de vidro, a lã de ovelha é obtida de forma natural e não necessita, obviamente, de tratamento a altas temperaturas para ser produzida.
É muito resistente e um regulador de umidade muito eficiente, fato que contribui enormemente no conforto no interior das edificações.
Coeficiente de condutividade: 0,043 W/m.K
Como nos casos anteriores é vendida na forma de manta, de painéis aglomerados e também em flocos. Vidro expandido
Embora atualmente seja relativamente pouco usado, é um material muito interessante, devido que além de um isolante térmico é uma barreira de vapor muito eficiente, o que não é normal nos isolantes térmicos.
É constituído por vidro reciclado e geralmente