Ecomonia
Os isolantes térmicos e acústicos atualmente se inserem em conceitos de construções sustentáveis por vários aspectos. O principal deles é a economia de energia (consumo e demanda da edificação). Outro aspecto importante é a durabilidade dos isolantes, pois uma vez incorporados à edificação (principalmente na envoltória) permanecerão pelo tempo que a mesma existir, sem necessidade de substituição ou manutenção, o que reduz a quantidade de resíduos e a demanda de recursos naturais para produzir novamente.
O objetivo do isolamento térmico e ir alem de questões de segurança, principalmente pelo aumento de produtividade e conservação de energia dependendo sempre da qualidade do material aplicado, considerando a densidade e espessura isolante a ser utilizado de acordo com a temperatura de operação.
DESENVOLVIMENTO
Isolantes Térmicos/lã de vidro
O objetivo que determina se um material será bom ou mal condutor térmico são as ligações em sua estrutura atômica ou molecular.
Assim, os metais são excelentes condutores de calor devido ao fato de possuírem os elétrons mais externos "fracamente" ligados, tornando-se livres para transportar energia por meio de colisões através do metal. Por outro lado temos que materiais como lã, madeira, vidro, papel e isopor são maus condutores de calor (isolantes térmicos), pois, os elétrons mais externos de seus átomos estão firmemente ligados.
Não é atacado e nem apodrece. Repentinas e severas mudanças atmosférica, condensação ou exposição contínua à altas temperaturas, não tem efeito na sua capacidade isolante.Não afetado pela água Pode ser molhado sem prejuízo. Após a secagem, recupera totalmente suas propriedades isolantes. Esta excelente resistência à umidade será apreciada por todos os que trabalham com equipamentos instalados ao tempo ou em ambientes confinados, com concentração de vapor de água.
O isolamento térmico tem a função de dificultar a disposição de calor, usado na construção e caracterizado por