Relatório magnetismo
Alunos: Turma: 3002. FACULDADE ESTÁCIO DE CURITIBA – Física Experimental III
Resumo - Este artigo consiste no estudo do experimento realizado em laboratório, no qual demonstra o comportamento de determinados materiais quando expostos a um campo magnético gerado por um imã.
cilíndricos tipo anel, verificamos o comportamento de um amortecedor utilizando apenas as forças de um campo magnético, conforme ilustrado na Figura 1.
Figua 1 – Amortecedor Magnético
I. INTRODUÇÃO
No experimento realizado, montamos e estudamos a física do magnetismo, com o objetivo de verificar experimentalmente os processos de imantação fundamentais, suas características e algumas aplicações de campo magnético. Com a utilização de imãs foram realizados os processos de imantação por indução, por contato e por atrito. Também foi observado que determinados materiais não são imantáveis, tais como o alumínio. Com diversas aplicações em várias áreas, tais como, a área de transporte nesses experimentos serão demonstradas duas aplicações do magnetismo: A aplicação do magnetismo para a criação de um amortecedor magnético e a aplicação do magnetismo nas bússolas, que são utilizadas em navegações.
Na terceira etapa foi realizado um experimento utilizado uma bússola e foi observado que a agulha da bússola se alinha com a direção do campo magnético.
III. A TEORIA II. O ASPECTO GERAL
Primeiramente, foi realizado o processo de imantação por indução, utilizando um imã e uma barra de ferro. A barra foi levemente imantada somente com a aproximação do imã, em seguida a mesma barra foi imantada com o contado do imã e para finalizar a foi realizada a imantação de uma lamina de barbear por atrito. Todos os procedimentos de imantação foram repetidos em uma barra de alumínio, porém, sem sucesso, já que o alumínio é um material paramagnético. A verificação do êxito da imantação foi realizada aproximando as barras imantadas em limalhas de