Pesquisa Hashing
Faculdade de Ciências Tecnológicas – FATEC
Sistemas de Informação - Estrutura de Dados
Pesquisa em Memória Primária
Tabela Hash
Nome: Paulo Cypriano Prof. Anderson Cardoso
Introdução
Nesta pesquisa introduziremos uma visão geral sobre a pesquisa em tabela primaria com a tabela Hash e suas aplicações apresentando com base algoritmos em pascal.
Como funciona o hashing (transformação de chave);
Idéia geral: Se eu possuo um universo de dados classificáveis por chave, posso: Criar um critério simples para dividir este universo em subconjuntos com base em alguma qualidade do domínio das chaves. Saber em qual subconjunto procurar e colocar uma chave. Gerenciar estes subconjuntos bem menores por algum método simples.
A função Hash (Resumo) é qualquer algoritmo que mapeie dados grandes e de tamanho variável para pequenos dados de tamanho fixo. Por esse motivo, as funções Hash são conhecidas por resumirem o dado. A principal aplicação dessas funções é a comparação de dados grandes ou secretos.
Dessa forma, as funções Hash são largamente utilizadas para buscar elementos em bases de dados, verificar a integridade de arquivos baixados ou armazenar e transmitir senhas de usuários.
Função hashing (função de transformação de chave)
Uma função de transformação deve mapear chaves em inteiros dentro do intervalo [0..M- 1], onde M é o tamanho da tabela; – A função ideal é aquela que: • seja simples de ser computada; • para cada chave de entrada, qualquer uma das saídas possíveis é igualmente provável de ocorrer. – Considerando que as transformações sobre as chaves são aritméticas, se houverem chaves não numéricas, elas devem ser transformadas em números;
Um