Artigo IOI
O termo “tesauro” tem origem no dicionário analógico de Peter Mark Roget, intitulado
“Thesaurus of English words and phrases”, publicado, pela primeira vez, em Londres, em 1852. Os tesauros pressupõem atender à demanda da indexação da informação, objetivando sua identificação, localização e obtenção de forma rápida e com eficiência. A indexação incorpora as exigências de acessibilidade que o sistema,periodicamente atualizado, deve levar em conta na recuperação do documento ou da informação.
Os tesauros podem estar estruturados hierarquicamente (gênero-espécie e todo-parte) e associativamente (aproximação semântica), e são utilizados principalmente para indexar e recuperar informações por meio de seu conteúdo. Cabré (1993) afirma que os tesauros são 'recopilações' de termos relacionados semanticamente, que servem como ferramenta para organizar e recuperar informação.
A definição construída para cada termo/conceito torna explícito o conteúdo do conceito e fornece os elementos para o relacionamento entre os termos/conceitos.O conceito é, de fato, o ponto de partida para estabelecer as relações conceituais e determinar a forma verbal mais adequada para representá-lo.
2.1 – Construção
Para a construção de um Tesauro, é necessário examinar seus elementos e selecionar aquele que produzirá um adequado desempenho para um sistema específico.
2.1.1 Construção de Tesauros Padrão Norte-Americano;
Os tesauros elaborados na América do Norte, especificamente nos Estados Unidos, foram fruto do desenvolvimento que ocorreu a partir do cabeçalho de assuntos para a unificação de termos através de indexação coordenada;
O Padrão ressalta que os tesauros não são utilizados somente pelos especialistas da informação, no momento da indexação, mas também por usuários da informação, no momento da busca de documentos. Essa afirmação é enaltecida por Moreira (2003), que, além de concordar que o tesauro é o elo entre a linguagem utilizada pelos indexadores e pelos usuários,