Índices Hash
Um índice corresponde a um identificador, utilizado para agilizar o processo de busca de informações, reduzindo o custo de acesso a uma informação qualquer. A característica essencial de um índice é seu caráter único, que diz que sua escolha deve corresponder a uma informação única, dentro do conjunto de dados armazenados, que possa servir como referência a esse conjunto.Um exemplo muito comum, quando se trata da ilustração de índices é o CPF, que se trata um número com 11 dígitos, capaz de identificar pessoas físicas maiores de 16 anos. “A ideia central do hash é utilizar uma função aplicada sobre a parte da informação (chave), para retornar o índice onde a informação deve ou deveria estar armazenada”. Sendo assim, uma tabela hash armazenainformações, associando a estas uma chave de pesquisa, podendo ser representada, por exemplo, por vetores e/ou vetores+listas encadeadas. Uma função hash se encarrega por gerar índices e tratar possíveis colisões (endereços de pesquisa iguais, ou já ocupados), distribuindo as informações ao longo da tabela.
Os índices são usados como pontos de entrada para tabelas com otimização de memória. A leitura das linhas de uma tabela requer um índice para localizar os dados na memória. Um índice de hash consiste em uma coleção de buckets organizados em uma matriz. Uma função de hash mapeia chaves de índice para buckets correspondentes no índice de hash.
Indices Hash, são valores de identificação produzidos através da execução de uma operação numérica, denominada função de hashing, em um item de dado. O valor identifica de forma exclusiva o item de dado, mas exige um espaço de armazenamento bem menor. Por isso, o computador pode localizar mais rapidamente os valores de hashing que os itens de dado, que são mais extensos. Uma tabela de hashing associa cada valor a um item de dado exclusivo.
O que são buckets?
Buckets são unidadee de armazenamento que contém um ou mais registros (tipicamente é um bloco do