PESQUISA ETAPA 2
O papel do assistente social não e apenas ajudar as pessoas nem ter uma postura meramente assistencial o papel do assistente social, vem se desenvolvendo com as origens, buscando atender as demandas imediatas da população com auxílio do poder publico, embasada no conservadorismo, ainda presente na sua atuação profissional, aprimorando ainda mais os conceitos teóricos, a linguagem e a pesquisa, como também na prática diária de trabalho. Somente colocando a teoria em prática é que os assistentes sociais podem capacitar um profissional capaz de atuar com eficiência e eficácia em seu ambiente de trabalho.
Através do reconhecimento dos determinantes estruturais e das dificuldades da realidade social, dos limites e das possibilidades do seu trabalho, deve atuar contra os problemas das injustiças, que afetam o desemparados socialmente.
A relevância social de uma pesquisa está na sua capacidade de apreender a realidade e de servir de referência para os profissionais da categoria e de outras áreas de conhecimento, sendo assim, alimentadora de práticas profissionais. É uma cadeia de sustentação que deve assentar-se nas demandas e nos impasses vivenciados no contexto do exercício da profissão,