pesquisa em serviço social
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
MANAUS-AM
2013
PROJETO DE PLANEJAMENTO FAMILIAR
ACADÊMICOS:
ANGELA MARIA RAMOS DE FRANÇA – RA 290391
JEANE FELIX – RA 287357
JOSIANNY RODRIGUES DE ARAÚJO – RA 303563
MARIA APARECIDA DOS SANTOS MORAES – RA 287223
MARIA LÚCIA CALDAS GOMES – RA 299851
SIMONE MARIA RODRIGUES DA SILVA – RA 293061
Tutor (a) Presencial: Ana Cristina Campos
Tutor (a) A distância: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Turma: N 60
MANAUS-AM
2013
INTRODUÇÃO Programa de Planejamento Familiar, pioneiro e de vasto cunho sócio-econômico para contribuir para a saúde da mulher e da criança, com perspectiva de uma grande demanda, já que é uma realidade nos serviços públicos e privados.
A anticoncepção teve seu reconhecimento mundial como Direito Humano Básico a partir da I Conferência Internacional sobre Direitos Humanos, realizada em 1968, em Teerã. Foi caracterizada como ação básica de saúde pública na Declaração de Alma Ata em 1978, fruto das mudanças comportamentais da população frente ao exercício da sexualidade, legitimando a realização de seus desejos sexuais. É também importante a plena sustentabilidade financeira com os recursos, para aquisição dos métodos contraceptivos a serem ofertados aos participantes.
Emanam das Conferências Mundiais sobre a População de Budapeste, em 1974, do México em 1984 e do Cairo em 1994, os princípios básicos do Planejamento Familiar, que, de forma resumida, seguem-se: A política demográfica é de soberania de cada país.
A decisão sobre o número e espaçamento dos filhos é direito inalienável do indivíduo e/ou casal.
A função do Estado restringe-se à garantia do exercício deste direito (informação e acesso), bem como à vigilância sanitária ao uso de metodologia conceptiva e anticonceptiva.
O Planejamento Familiar deve ser implementado em um conjunto de ações que visam à assistência integral à saúde.
Nenhum