pesquisa educação infantil
A Educação Infantil é dever e obrigação do Estado e responsabilidade política e social da sociedade e não apenas daqueles que vivenciam a realidade escolar.
Cabe, pois ao Estado, município, à família e a sociedade responderem pela Educação Infantil resguardando suas especificidades, traduzidas na indissociabilidade das ações de educar, cuidar e brincar.
Portanto a importância da pesquisa e prática profissional é proporcionar condições de interferir, modificar sua prática, possibilita a construção do conhecimento, refletir sobre os problemas do cotidiano em sala de aula e interagir com os alunos na busca da aprendizagem.
O objetivo deste trabalho é o de apresentar algumas reflexões sobre a temática da pesquisa enquanto princípio educativo e científico.
A pesquisa pressupõe alguns elementos fundamentais para sua realização tais como a criatividade, a inovação, a elaboração própria, o questionamento da realidade, a criação e a descoberta.
Portanto a pesquisa de forma geral no âmbito educacional compreende a capacidade do professor pesquisador em elaborar e construir conhecimentos por si próprio, ou seja, é uma construção pessoal ou coletiva mas que sempre trás benefícios para o coletivo.
Cabe uma observação importante que a pesquisa apresenta múltiplos horizontes e perspectivas e deve ser também uma descoberta da realidade.
A metodologia usada no trabalho foi uma revisão bibliográfica desenvolvida a partir de leituras de diversos autores, foi realizada uma pesquisa com professores.
Os itens que compõe o trabalho são: introdução, desenvolvimento, análise dos dados coletados, considerações finais e referências.
Dohme (Editora Informal, 2005) coloca que:
O uso do lúdico na educação prevê, principalmente a utilização de metodologias agradáveis e adequadas às crianças que façam com que o aprendizado aconteça dentro do “seu mundo”, das coisas que lhes são importantes e naturais de se fazer, que respeitam as características próprias das crianças,