Pesquisa Econ Mica
Reunião previa com a equipe abordamos vários ramos de atividades fortes em nossa região, após um debate entre os membros ficou decidido que falaremos sobre o ramo metalúrgico especificamente sobre a indústria de implantes.
Através de pesquisa pouco encontramos sobre o ramo definido, uma das poucas noticia encontrada foi uma citação feita pelo o Jornal Cidade de Rio Claro.
“Nos últimos cinco anos, a indústria de implantes transformou a região de Rio Claro em um importante pólo de desenvolvimento e fabricação de implantes e instrumentais cirúrgicos para os setores de ortopedia, neurologia e bucomaxilofacial. É um mercado em franca expansão, que necessita de forte apoio. Neste sentido, fizemos um investimento de quase R$ 8,5 milhões em obras e equipamentos para o laboratório.”
Entrevista por telefone com Thiago Henrique de Moraes (Gerente de Produção) da empresa Osteomed obtivemos algumas informações importantes sobre o produto a ser pesquisado pela equipe, o produto DPZ tem como função prender a barra de união para que o paciente tenha correção da coluna.
O sistema de fixação pedicular (DPZ) tem um custo de produção em media de R$ 60,00 por unidade, e seu preço de venda chega 100% sobre o seu custo, a Osteomed produz cerca de 50.000 mil unidades por mês, a empresa vende para hospitais e clinicas ortopédica e esses por fim repassa ao cliente final (paciente).
As formas de venda para esse tipo de produto em grande escala é através de congressos medicinais, existe porta á porta onde é realizado um estudo na região para analisar as possibilidades e também a televenda diariamente.
Durante a entrevista abordamos também a questão da influencia econômica regional, nacional e mundial. Diz Thiago: “a influência econômica sobre nosso ramo é muito pequena, pois o mercado para esse tipo de produto médico não sofre influência de forma aguda, pois o paciente tem a necessidade de fazer esse tipo de implante.
Analisando as informações obtidas sobre o gerente de