Pesquisa Decritiva
Pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar a solução para um problema, que têm por base procedimentos racionais e sistemáticos. A pesquisa é realizada quando se tem um problema e não se tem informações para solucioná-lo.
Visão geral de pesquisa descritiva
Na pesquisa descritiva realiza-se o estudo, a análise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico sem a interferência do pesquisador. São exemplos de pesquisa descritiva as pesquisas mercadológicas e de opinião.
A finalidade é observar, registrar e analisar os fenômenos ou sistemas técnicos, sem, contudo, entrar no mérito dos conteúdos.
Nesse tipo de pesquisa não pode haver interferência do pesquisador, que deverá apenas descobrir a frequência com que o fenômeno acontece ou como se estrutura e funciona um sistema, método, processo ou realidade operacional.
O processo descritivo visa à identificação, registro e análise das características, fatores ou variáveis que se relacionam com o fenômeno ou processo. Esse tipo de pesquisa pode ser entendida como um estudo de caso onde, após a coleta de dados, é realizada uma análise das relações entre as variáveis para uma posterior determinação do efeitos resultantes em uma empresa, sistema de produção ou produto.
PESQUISA DESCRITIVA
Certa vez fui assistir a um filme de aventura com meus filhos. Nas poltronas da frente de onde nós assentamos havia duas adolescentes conversando. O assunto do dia era a experiência do primeiro beijo pelo qual uma das duas havia passado na noite anterior. Durante o tempo que antecede o filme, elas continuaram conversando, não parecendo se importar (ou sequer tinham notado) que havia pessoas sentadas logo atrás. A riqueza de detalhes que descreviam a situação era impressionante. A roupa que ela estava vestindo, a maquiagem, o perfume usado, o local escolhido, a aproximação, a roupa que ele estava usando, como ele a abordou etc. Não cabe neste texto descer ao nível de detalhes deste