PESQUISA DE PRINCIPIOS CONTABEIS APLICADOS A CUSTOS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS APLICADOS A CUSTOS
Salvador
2015.1
HADIBINTÁ TELES
MÁRCIO FERREIRA
AISLENE SATURNINO
FRANKLIN TELES
RAFAEL ALVES
CLEITON LIMA
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS APLICADOS A CUSTOS
Salvador
2015.1
Introdução
A contabilidade de custos teve sua ascensão com o advento das indústrias, pela necessidade de se avaliar os estoques industriais, tornou a função de contador mais complexa e modernamente com advento da nova forma de se usar esta contabilidade, ocorreu seu maior aproveitamento em outros campos não apenas o industrial.
Modernamente a contabilidade de custos mensura e relata informações financeiras e não-financeiras relacionadas à aquisição e ao consumo de recursos pela organização. Ela fornece informação tanto para a contabilidade gerencial quanto para a contabilidade financeira. Os princípios contábeis observados pela contabilidade de custos são: Entidade, Continuidade, Realização, Competência e confrontação, Custo como base de valor, Denominador comum monetário, Uniformidade ou consistência, Relevância ou materialidade,Objetividade e Conservadorismo.
Primariamente o princípio da competência é o que se relaciona mais fortemente com a
Contabilidade de Custos.
O postulado da Entidade determina que a contabilidade deve reconhecer as operações relativas à empresa, sem misturá-las com as de seus proprietários ou terceiros. Na observância deste princípio a contabilidade de custos reconhecerá como custo da produção apenas os gastos incorridos pela empresa em seu processo produtivo, não reconhecendo, gastos incorridos por outras empresas, mesmo que pertencentes ao mesmo grupo empresarial.
O postulado da continuidade é a premissa de que uma empresa irá operar por um período de tempo relativamente longo no futuro e esta premissa somente é abandonada quando um histórico de prejuízo persistentes e a perda de substância econômica e de