Pesquisa de Mercado
Conforme Gonçalves e Meirelles (2004, p.115),”o planejamento de pesquisa constitui seu plano de voo [...]”. Mediante a elaboração das estratégias de busca de informações, deve-se segui-las com objetivo de não perder o contexto do assunto.
Abaixo os tipos de pesquisa:
a) Exploratória: de acordo com Gonçalves e Meirelles (2004, p. 117), a pesquisa exploratória busca o entendimento da atual situação do problema, discutida pelo pesquisador. Visando alcançar o real objetivo, deixando tal situação mais familiar e explícita para desenvolvimento da hipótese.
Nas pesquisas exploratórias não se conhece determinadamente o problema raiz e sim alguns sintomas que servem de orientação ao pesquisador são efeitos que tem o problema raiz como causa principal (GOLÇALVES; MEIRELLES, 2004, p. 121).
Trata-se de uma pesquisa sistemática e objetiva que visa ajustar os fatores entre o objetivo e pesquisador, buscando flexibilidade e versatilidade.
b) Descritiva: Gonçalves e Meirelles (2004, p. 122) descrevem características do fenômeno investigadoe expondo o comportamento do consumidor, efetuando uma coleta de dados, e auxiliando na tomada de decisões. Essa pesquisa possui características como a formulação prévia de hipóteses, pesquisa planejada e estruturada.
A pesquisa descritiva é selecionada por um enunciado visível dos conceitos estudados, por situações específicas e pela objetividade do detalhamento da informação.
c) Quantitativa: para Gil (2009, p. 55), procede-se à solicitação de informação a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para em seguida, mediante análise quantitativa obter as conclusões correspondentes dos dados coletados.
Segundo Gil (2009, p. 55),
Na maioria dos levantamentos, não são pesquisados todos integrantes da população estudada. Antes seleciona-se, mediante procedimentos estatísticos, uma amostra significativa de todo universo, que é tomada como objetivo de investigação. As conclusões obtidas a partir desta