Pesquisa de mercado
E entre os instrumentos de coleta de dados, destacam-se os vários modelos e técnicas de pesquisa, freqüentemente desprezada por empreendedores responsáveis por negócios de porte pequeno e médio, que imaginam custos altíssimos e processos complicados. Mas não é bem assim. Com um pouco de esforço e organização, qualquer empresa tem condições de montar uma estrutura simples e eficiente para conseguir informações que serão o ponto de partida para se obter ganhos significativos no desempenho da empresa.
Um questionário adequado é a peça fundamental de qualquer prospecção. Quem se dispõe a pesquisar o mercado deve definir critérios para a seleção de perguntas. As pessoas, em geral, não se recusam a responder a consultas na rua, mas podem se impacientar se as perguntas forem muito vagas, sem uma utilidade aparente ou em número excessivo. Portanto, quanto menos perguntas, e quanto mais objetivas elas forem, tanto mais eficaz será o questionário.
Pesquisa De Cliente
As perguntas devem se concentrar, basicamente, nos hábitos de compra, nas expectativas e nos desejos dos clientes. É com base nessas informações que a empresa terá condições de planejar o desenvolvimento do negócio de modo a ampliar sua clientela, pois conhecendo suas necessidades sberá melhor como satisfazê-las.
Para obter melhores resultados, o questionário deverá ser dividido em aspectos bem definidos, como o nível de atendimento, envolvendo a cortesia dos vendededores, a eficiência, a receptividade e o tratamento diferenciado. Outro aspecto é o produto em si: a apresentação, a durabilidade, o preço, a beleza, a qualidade. Em seguida, as perguntas devem se referir a aspectos físicos como localização da empresa, facilidade de acesso, decoração e instalações, e à imagem, ao prestígio e à credibilidade do negócio. Em cada item, o cliente deve indicar seu grau de satisfação, por exemplo, numa escala de 1 a 4: ruim/péssimo, regular, bom e ótimo.