Pesquisa de Mercado
Dulce Maelça Ramos
Edmar Santos Dias
Elvan
Lourival Junior
Roberto Santos
Jennifer
ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Rio de Janeiro ( capital).
DATA DA COLETA: Maio de 2013
UNIVERSO: População residente na cidade do Rio de Janeiro.
NÚMERO DE ENTREVISTAS: Foram entrevistados 30 pessoas. INSTRUMENTO DE COLETA: O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário utilizado para entrevistar pessoas no centro de alguns bairros da cidade do Rio de Janeiro ( Taquara, Freguesia, Madureira). As entrevistas foram realizadas na segunda quinzena de Maio 2013, em dias e horários alternados.
OBJETIVO DA PESQUISA :
A pesquisa tem como objetivo identificar porque os consumidores do Rio de Janeiro compram produtos piratas na cidade do Rio de Janeiro, e qual fator determinante para o consumo de produto pirata.
METODOLOGIA:
Pesquisa quantitativa, com o intuito de descobrir quantas pessoas de uma determinada população compartilham uma característica ou um grupo de características.
PROBLEMA DA PESQUISA:
Com o grande avanço da tecnologia, a demanda por produtos piratas vem aumentando significativamente a cada ano. Segundo pesquisas, a pirataria tornou-se o crime mais vantajoso, pois movimenta US$ 522 bilhões no mundo, o que representa 69% a mais que o tráfico de drogas. Vale ressaltar que a pirataria gera sérios problemas econômicos e sociais. (BRASIL 2007 ).
INTRODUÇÃO:
A pirataria pode ser entendida como a violação dos direitos autorais, e tem se tornado um grave problema no país, não só para as empresas mas também para o governo e os cidadãos, na medida que em que compromete a arrecadação de tributos, a geração de empregos formais e o crescimento dos mercados. Pesquisas apontam a pirataria como a prática mais nocivas de concorrência desleal.
Praticamente todos os dias são divulgados na mídia apreensões feitas pela Receita Federal e pela Policia Federal Brasileira de produtos falsificados de marcas nacionais e