Pesquisa de mercado
FERRAMENTA DO PLANEJAMENTO DE MARKETING
Ana Patrícia Rodrigues Leite
Mestranda em Administração de Marketing pela UFPB
Sonia Trigueiro de Almeida
Professora doutora do PPGA/UFPG – áreas de pesquisa: Comportamento
Organizacional e Comportamento do Consumidor
INTRODUÇÃO
As decisões dependem das informações e, nas decisões de marketing, a maior fonte de dados é o mercado. A moda atual é “ouvir o cliente”. Muitas empresas procuram estreitar os laços com os clientes e obter informações que realimentem alterações no projeto e no processo de criar produtos. Utilizam as informações oriundas dos clientes para resolver problemas relativos ao composto de marketing. Mas será que apenas ouvir o cliente é suficiente para ser uma empresa competitiva, inovadora e ter produtos diferenciados? Este artigo discute as características do ambiente competitivo, onde empresas utilizam uma nova ferramenta do planejamento de marketing: as empresas mais que voltadas para os clientes. Os fracassos e sucessos de empresas que utilizam o cliente como a principal fonte de informações, e de empresas que buscam ir além do que o cliente pede são relatados através de exemplos.
Por fim, concluímos qual a melhor maneira de compreender o mercado em que a empresa atua, reduzindo os riscos e proporcionando agilidade nas decisões de marketing.
PLANEJAMENTO DE MARKETING
Marketing consiste em antecipação, solução de problemas e tomada de decisão, de acordo com Lilien e
Kotler, citados por Freitas et alii (1994). O exercício da administração de marketing abrange a tomada de decisões que envolve as quatro funções da administração: planejamento, organização, direção e controle. Segundo Mattar (1994), planejar é decidir, no presente, o que fazer no futuro e compreende a determinação do futuro almejado e das etapas para atingi-lo. Para decidir o que fazer no futuro são necessárias informações. A informação auxilia