pesquisa de mercado
Os cursos noturnos universitários são cada vez mais demandados pelo “mercado” acadêmico, principalmente pelos alunos que estão no final do período de graduação, tendo em vista que estão buscando experiências profissionais para associar aos aprendizados teóricos adquiridos no curso. Assim, reservam a noite para a faculdade e o dia para realizar estágios e trabalhos. Além disso, há a demanda daqueles que realmente identificam no horário noturno o melhor espaço para aprender de acordo com suas características pessoais.
Nem todos os alunos dispõem de veículo particular próprio ou de pessoas com tempo e disposição para fazer o seu percurso para a universidade e de retorno para casa. Associado a esse cenário, tem à noite diversos fatores que contribuem para dificultar essa atividade (insegurança maior, principalmente nos sinais; tráfego lento; falta de pontualidade e condições de uso do transporte público, etc.). Assim, é cabível a atuação de um transporte particular universitário noturno para garantir segurança, conforto, pontualidade e tranquilidade aos usuários.
Uma rápida análise SWOT (pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades) aponta um mercado potencial formado. A comodidade, segurança e praticidade oferecida são as principais vantagens do negócio; como ponto fraco destaca-se o alto investimento inicial nos veículos, seja na locação ou aquisição dos mesmos. Tendo em vista que os produtos substitutos, na maioria das vezes, são inferiores em algum aspecto, seja nas condições físicas (ônibus) ou no preço (táxi), as principais ameaças são os concorrentes que podem se instalar no mercado. Já as oportunidades são diversas e em diferentes instituições.
De acordo com esse cenário, esse trabalho de pesquisa visa identificar se há condição de implantação de um empreendimento de transporte universitário noturno nos campos da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE) e da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI/UPE)