Pesquisa de mercado - cases
Para atender melhor o público-alvo, as empresas devem ter informações bastante relevantes sobre o mercado em que se atua, seu negócio, seus concorrentes e o principal, os seus clientes. Com base nisso, o processo de pesquisa de mercado consiste em uma definição do problema encontrado e criar os objetivos da pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise e a apresentação dos resultados para a diretoria ou administração da empresa. Ao ser realizado a pesquisa de mercado, as empresas devem decidir em coletar novos dados ou usar os já disponíveis. Também deve ser decidido o a abordagem da pesquisa, como observação, levantamento de dados, experimentos, entre outros.
Com base nesse conceito, esse trabalho acadêmico aborda alguns cases de empresas que utilizaram a pesquisa de mercado, visando anteder o seu público-alvo, utilizando diversas maneiras de levantamento de dados, informações e sabendo determinar aquilo que os consumidores precisam.
FORD BRASIL – EcoSport
Fazer o EcoSport era um tiro no escuro e a Ford Brasil, vinda de uma série de fracassos, não poderia errar novamente. Na época, não existia nenhum tipo de “jipe” nacional e a versão europeia, Fusion, não teria esse apelo. Em 1997, foi lançado o conceito, com imagens de jipes como o Toyota RAV4. Depois, a Ford Brasil usou fotos de revistas para definir o público-alvo e o que ele esperava. Em uma terceira etapa da pesquisa, vieram os itens de série e opcionais, assim como detalhes de design. Uma outra dúvida que foi questionada através da pesquisa de mercado, foi em lançar ou não uma versão 4x4.
Através de pesquisas, o público sugeriu mais de 200 nomes, mas “EcoSport” ganhou em todas as sessões.
A última etapa costuma ser a aceitação de mercado e o preço, mas aí veio mais uma dúvida: a porta traseira abrirá para a direita ou para esquerda? Então, foi verificado que a porta abrindo para a esquerda, lado oposto da calçada, seria mais cômodo para os usuários e