Pesquisa de dados
Dados são observações documentadas ou resultados da medição. A disponibilidade dos dados oferece oportunidades para a obtenção de informações.
Os dados podem ser obtidos pela percepção através dos sentidos (por exemplo observação) ou pela execução de um processo de medição. A Figura abaixo ilustra as fontes dos dados.
Figura : Fontes dos Dados
Mundo Físico: Execução de uma tarefa
Medir: tempo gasto para realizar a tarefa
Instrumento de medição: cronômetro
Medida: minutos gasto na realização da tarefa
Mundo Comportamental: Realização de uma reunião
Medir: atitude das pessoas na reunião
Instrumento de medição: observação
Medida: atitude positiva, atitude negativa, atitude neutra
Mundo sensorial: Provar um alimento
Medir: aroma
Instrumento de medição: provadores
Medida: ruim, regular bom excelente
Tipos de Dados
Antes de iniciar a análise de uma base de dados, é preciso determinar corretamente que tipo de dados está disponível. Disso depende o tipo de análise a ser feito e a ferramenta a ser utilizada.
Existem muitas formas de classificar dados, dependendo do seu uso e da forma como os dados serão armazenados (em papel, em arquivo eletrônico, etc.). Vamos
O que são dados? 2 apresentar algumas formas aqui, mas certamente o leitor poderá encontrar outras formas na literatura Para exemplificar, considere um processo que utilize a base de dados cadastrais dos clientes de um Banco. A unidade observacional é o cliente. Para cada cliente, temos diversas características como Nome, Sexo, Estado Civil, Renda, etc. Cada uma dessas características é chamada tecnicamente de variável. Um cadastro, ou base de dados cadastrais é formado de casos ou registros (que no caso são os clientes) e variáveis. Para cada cliente temos o resultado das variáveis. Por exemplo, o primeiro cliente da base de dados tem o nome Fulano de Tal, o Sexo Masculino, o Estado Civil Solteiro, a Renda
R$2.500,00 por mês, etc.
Uma base de dados pode geralmente ser representada através de uma