Pesquisa de Celular
Telefone celular ou telemóvel é um aparelho de comunicação por ondas eletromagnéticas que permite a transmissão bidirecional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células (de onde provém a nomenclatura celular), cada uma delas servida por um transmissor/receptor. A invenção do telefone celular ocorreu em 1947 pelo laboratório Bell, nos Estados Unidos. Há diferentes tecnologias para a difusão das ondas eletromagnéticas nos telefones móveis, baseadas na compressão das informações ou na sua distribuição: na primeira geração (1G) (a analógica, desenvolvida no início dos anos 1980), com os sistemas NMT e AMPS; na segunda geração (2G) (digital, desenvolvida no final dos anos 1980 e início dos anos 1990) GSM, CDMA e TDMA.
Na segunda geração e meia (2,5G) (uma evolução à 2G, com melhorias significativas em capacidade de transmissão de dados e na adoção da tecnologia de pacotes e não mais comutação de circuitos), presente nas tecnologias GPRS, EDGE, HSCSD e 1xRTT; na terceira geração (3G) (digital, com mais recursos, em desenvolvimento desde o final dosanos 1990), como UMTS e EVDO; na terceira geração e meia (3,5G), como HSDPA, HSPA e HSUPA. Já em desenvolvimento a 4G (quarta geração).
Exemplo de um telefone celular/telemóvel clássico (padrão antigo)
2. A História do Celular no Brasil
A telefonia móvel foi introduzida no Brasil em 1972, ainda com o sistema Improved Mobile Telephone System IMTS. Tratava-se portanto de um padrão anterior à tecnologia celular propriamente dita. Esse sistema foi inicialmente testado em Brasília, onde, incrivelmente, permaneceu ativo até 1989. Mas, apesar da sua longevidade, foi um fracasso do ponto de vista comercial, atendendo no seu ápice não mais do que 200 terminais. Já a telefonia celular de fato foi introduzida no país em 1984, com o sistema AMPS americano (ver mais em "A História do Celular"). A primeira rede de telefonia celular do Brasil