ESTUDO COMPARATIVO - Análise comparativa de pesquisas em relação ao texto “O celular é a bicicleta”
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
FACULDADE DE COMPUTAÇÃO
DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA APLICADA À INFORMÁTICA
ESTUDO COMPARATIVO
Análise comparativa de pesquisas em relação ao texto “O celular é a bicicleta”
Alunos: Edson Alessandro Fagundes Costa e Lucas Willian Meneses Ribeiro
Curso: Ciência da Computação
Disciplina: Sociologia Aplicada à Informática
Docente: Tânia Guimarães Ribeiro
BELÉM-PA
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. OBJETIVOS E METODOLOGIA DA PESQUISA 1
3. ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PESQUISAS 2
4. REFLEXÕES FINAIS 5
1. INTRODUÇÃO
No contexto caracterizado por revoluções tecnológicas, transformações na forma de transmitir e adquirir informação e atualização incessante de novas e melhores tecnologias, especialmente no campo da computação, onde a mudança é uma constante, é válido discutir e mensurar a influência exercida pelas novas tecnologias na vida das pessoas.
Analisar se os hábitos e costumes das pessoas foram alterados em função da implementação de novas tecnologias, especialmente no que concerne ao comportamento estudantil, é o foco do escopo deste trabalho, que procura comparar os resultados da pesquisa realizada para o artigo “O celular é a bicicleta”, de Kalynka Cruz e Lucia Santaella, com a pesquisa feita pelos autores desse trabalho com professores e alunos de instituições superiores do Pará.
No que concerne à organização do trabalho, o capítulo 2 aborda os objetivos e a metodologia empregada na pesquisa. A seção 3 promove um estudo comparativo entre a pesquisa feita pelos autores deste trabalho e a pesquisa realizada para o artigo “O celular é a bicicleta”, analisando possíveis similaridades e divergências entre os resultados encontrados. Já o capítulo 4, debate outra análise comparativa, esta entre os 2 principais grupos entrevistados na pesquisa própria deste trabalho, que são professores e alunos. O capítulo 5 cumpre seu papel de reunir todas as ideias apresentadas e sintetizá-las, finalizando