Pesquisa De Campo
FACULDADE DE LETRAS – FALE
DICIPLINA: PROFISSÃO DOCENTE
ORIENTADORA: RITA SOUTO MAIOR
ALUNAS: GRACIELA FERREIRA, JULITA BITTENCOURT E NATÁLIA SILVA.
O grupo escolheu e adaptou três perguntas do texto “O cotidiano do trabalho docente: Palco, bastidores e trabalho invisível... Abrindo as cortinas” para entrevistar quatro professores de uma escola particular que lecionam para alunos do ensino médio há pelo menos cinco anos. Dois professores e duas professoras com idades entre 29 e 40 anos foram questionados individualmente tendo liberdade de se expressar por tempo ilimitado. O áudio das quatro entrevistas foi gravado e as respostas finais estão transcrevidas abaixo:
Quais seriam as características fundamentais para a construção do(a) profissional docente, especialmente aquele que trabalha com adolescentes?
Professor 1: “Professores que lidam com adolescentes precisam de um tipo de treinamento específico para lidar com um aluno na adolescência. Mais investimentos da escola também seriam bem-vindos. Disponibilizando palestras de técnicas pedagógicas eles ajudariam muito, por exemplo.”
Professor 2: “Muita leitura sobre outras áreas como psicologia, por exemplo. Atualmente é exigido dos professores ser mais que o educador de sua disciplina específica e para lidar com adolescentes é importante essa preparação do docente.”
Professor 3: “O professor tem que ser preparado já na sua formação para lidar os alunos como criaturas mutáveis. Acredito questão de se adaptar a turma, ao seu público alvo.”
Professor 4: “O professor tem que focar no conteúdo da sua matéria. É trabalho da escola fornecer o apoio psicológico para os alunos. A escola tem que fazer atividades pedagógicas com os alunos. Assim, a formação de todos os professores seria a mesma, nada específico seria necessário.”
Por que ensino do jeito que ensino?
Professor 1: “Quando aluno fui muito observador com meus professores. Meu método é inspirado