Pesquisa de campo
FACUDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA - FEA
ENGENHARIA AMBIENTAL
Pesquisa de Campo – Parque das Mangabeiras
Professor orientador: Renata Silvino
Aluno: Tânia Rodrigues
Belo Horizonte 26 de setembro de 2014
Pesquisa de campo – Parque das Mangabeiras
No parque das Mangabeiras, localizado na Serra do Curral, zona sul da cidade em Belo Horizonte com uma área de 2.350.000 m², possui dois tipos de biomas: Mata Atlântica e Cerrado. Sendo a tipologia vegetacional da Mata Atlântica formada de mata estacional semidecidual e Cerrado Stricto sensu – tipologia vegetacional do Cerrado.
A Mata Atlântica formada no Parque das mangabeiras possui grande presença de árvores de pequeno e grande porte, gerando sombra e umidade, possuem troncos com diâmetro pouco signifivativo. Notamos a presença de liquens nos troncos das árvores, que são bioindicadores da qualidade do ar e uma alta quantidade de matéria orgânica no colo (troncos e folhas secas), havia grande quantidade de cipós, o que pode não ser bom, pois competem com outras espécies por luz, necessitando muitas vezes o manejo.
O parque tem uma fauna rica, durante a visita de campo as espécies que mais observamos foram as jacutingas, mico estrela e os quatis com uma alta densidade devido a abundancia de alimentos e a falta de predador para o quati, se tornando uma espécie exótica.
Durante a visita de campo podemos observar a presença de embaúbas (indicador de mata secundária) Pertence ao estrato das plantas pioneiras que são as primeiras plantas a colonizar uma área que sofreu algum impacto, pois podem lidar com duras condições de solo. Normalmente as espécies pioneiras preparam o meio para que novas plantas possam ali habitar.
Serra do Curral O Parque da Serra do Curral, inaugurado no dia 8 de setembro, localizado em uma área aproximada de 400 mil metros quadrados, na Avenida José do Patrocínio Pontes, atrás do Instituto