fisica- fontes de energia
No planeta, são encontrados diversos tipos de fontes energéticas. A matriz energética mundial é baseada no consumo de fontes de energia não renováveis; porém, com o aquecimento global, no Brasil e no mundo, a mudança na característica energética deve ser feita. Fontes alternativas estão sendo pesquisadas e implantadas e procuradas a fim de renovar a matriz energética. As fontes energéticas podem ser classificadas de duas formas:
Fontes renováveis: Recurso que não é limitado e nessa categoria são destacados os biocombustíveis, hidrelétricas, energia solar, eólica e outras. Apesar disso, essas fontes também podem causar impactos ao meio ambiente.
Fontes não renováveis: Recurso natural que não se renova e que pode acabar se esgotando. O esgotamento de cada um desses recursos pode ser em pequeno ou em longo prazo. Os seus principais representantes recursos nesta categoria são: o petróleo, carvão, urânio e outros. Geralmente produzem gases poluentes que podem ser provenientes de veículos, oleodutos, vazamento em navios, dentre outros. Fontes primárias de energia são aquelas que ocorrem de forma natural no planeta e na natureza, como os combustíveis fósseis, água, vento e radiação solar. Já as fontes secundárias são obtidas a partir da transformação das fontes primárias, por exemplo: do petróleo é retirada a gasolina e o gasóleo.
1. CARVÃO MINERAL Fonte energética da Primeira Revolução Industrial, é responsável por grande parte da produção energética do mundo, é um hidrocarboneto fóssil de origem vegetal, da Era Paleozoica, encontrado em Bacias Sedimentares.
Pró: abundante, encontrado com facilidade em vários países.
Contra: é um dos mais poluidores dentre os combustíveis fósseis, junto com o petróleo são muito agressivas à natureza. As agressões começam na mineração e seguem com os riscos de derramamento e o despejo de efluentes dos processos industriais de preparação (moagem e refino) e terminam na utilização, onde a combustão produz