Pesquisa De Campo
Professor Clécio
Alunos: André silva e Karina Yamada Chen
A Controladoria-Geral da União (CGU) é o órgão do Poder Executivo Federal responsável, entre outras funções, por fazer auditorias e fiscalizações para verificar como o dinheiro público está sendo aplicado.
Essa atribuição é exercida pela CGU por meio da sua Secretaria Federal de Controle Interno, área responsável por avaliar a execução dos orçamentos da União, fiscalizar a implementação dos programas de governo e fazer auditorias sobre a gestão dos recursos públicos federais sob a responsabilidade de órgãos e entidades públicos e privados, entre outras funções.
O Sistema de controle interno tem como objetivo principal manter uma ação preventiva antes que erros e fraudes possam comprometer o desenvolvimento da administração. Tem papel fundamental para a organização de qualquer administração. Por meio do controle é que se descobrem os erros e fraudes, ou quaisquer outros problemas ocorridos durante o desenvolvimento de um trabalho, permitindo a implantação de medidas corretivas, a fim de que o processo volte para o curso traçado previamente pela organização,sendo um mecanismo obrigatório para todos os setores da Administração Pública, visando a ter um governo eficiente e regular em suas contas. Além disso, é visto como forma de se fazer cumprir as normas aplicadas aos entes fiscalizados, em que a própria administração controla e fiscaliza os seus atos.O Controle Interno é bem mais que uma exigência legal, é um importante instrumento fiscalizador para os administradores públicos, acaba sendo um meio de resguardar do mau uso dos recursos público por funcionários despreparados ou mal intencionados.
Controle interno pode ser exercido de várias formas, como:
a) preventiva- é aquela exercida de forma prévia, antecedendo a conclusão do ato, é efetuado por meio da projeção de dados reais e a comparação dos resultados prováveis com aqueles que se pretende alcançar.