Pesquisa De Campo Em Psicologia Social Uma Perspectiva P S Construcionista
CORDENAÇÃO DE PSICOLOGIA
CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA
Arianne Rodrigues Teixeira
Pesquisa de campo em Psicologia Social:
Uma perspectiva Pós-construcionista
TERESINA-PI
2015
Arianne Rodrigues Teixeira
Pesquisa de campo em Psicologia Social:
Uma perspectiva Pós –construcionista
Resumo apresentado ao curso de Bacharel em Psicologia da Faculdade Santo Agostinho – FSA como requisito parcial avaliativo as disciplina de Metodologia Científica e Métodos de Pesquisa.
ORIENTADOR: PROF° ME. TONNY KERLEY DE ALENCAR RODRIGUES
TERESINA-PI
2015
A psicologia social aborda as relações entre os membros de um grupo social, portanto se encontra na fronteira entre a psicologia e a sociologia. Ela busca compreender como o homem se comporta nas suas interações sociais. Esse ramo da psicologia pesquisa, assim, as relações sociais, a dependência recíproca entre as pessoas e o encontro social. A pesquisa de campo é para discutir um tipo de pesquisa feito nos lugares da vida cotidiana e fora do laboratório ou da sala de entrevista.
As histórias são compostas de pessoas presentes e pessoas ausentes, mas também presente de maneira coletiva. Uma é uma pessoa curiosa que também é psicólogo social; curiosidade é uma característica social ubíquo do dia a dia.
A Psicologia Social entra no tema ou em um campo-tema; entra no tema não como individuo, mas como parte de um coletivo: os psicólogos. A pesquisa nasce a partir da curiosidade e da experiência tomada como processos sociais e intersubjetivos de fazer nas experiências; ciências ou pesquisa. O campo-tema é debatido negociado, ou melhor, ainda, é argüido dentro de um processo que também tem lugar e tempo. O campo pode ser o lugar no qual estamos inseridos; o que tem múltiplas faces e materialidades, que acontecem em muitos lugares diferentes. A ciência ou pesquisa sempre está sendo pesquisada e tendo várias respostas