Pesquisa cientifica sobre a história de Pitágoras
Esse artigo tem por objetivo analisar e comparar livros didáticos dos ensinos fundamental e médio com relação à abordagem histórica que cada um retrata sobre o “Teorema de Pitágoras”
Veremos oque os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) orientam sobre este assunto e se os livros analisados seguem estas orientações.
E daremos uma prévia da importância do contexto histórico para o aprendizado matemático.
Introdução
Não é muito comum de se observar a utilização da História da Matemática para justificar algumas questões levantadas em sala de aula. É notável que, muitas vezes, ao transmitir um determinado tópico da matéria, o professor é questionado pelos alunos em relação à origem daquele conteúdo, e nem sempre o docente tem consciência de que o conhecimento que está por trás daquele conteúdo que se apresenta “em uma forma acabada” passou por inúmeras modificações ao longo da história (Nobre, 1996, p. 30). É necessário que o professor tenha o domínio do conteúdo e conhecimentos sobre a história para não ensinar apenas o “para quê’, mas responder aos “porquês” dentro do processo ensino/aprendizagem.
Nobre, ressalta ainda que os livros didáticos de matemática, em sua maioria, apresentam alguns conteúdos estritamente práticos. Ele cita, como exemplo, o conteúdo “Teorema de Pitágoras” e nos deixa um questionamento: “quantos são os livros que incentivam os professores, e conseqüentemente os alunos, a analisar a relação exposta sob o ponto de vista de sua demonstração?” (NOBRE, 1996, p. 32).
Mediante esse questionamento fizemos algumas pesquisas e comparamos alguns livros com relação a abordagem do “Teorema de Pitagoras”
O Teorema
Acredita-se que 2000 anos antes dos pitagóricos, na Babilônia, já existiam informações que em um triângulo retângulo, o quadrado da medida da