Metodologia Filosofos
Curso: Engenharia Mecatrônica
Área: Indústria
Disciplina: Metodologia Científica e Tecnológica
Trabalho de Metodologia Científica e Tecnológica
Dos Filósofos Gregos ao Nascimento da Ciência
Aluno: Lizandro do Amaral Oliveira Quarto.
Matrícula: 20131015010274.
Turno: Manhã.
Professor: Alves.
Fevereiro/2014
Sumário Introdução 3
1 Principais Filósofos-cientistas 4
2 Contribuição dos babilônicos 9
3 Ciência na Idade Média 10
4 Principais Cientistas 10 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
Introdução
O conhecimento, desde a Antiguidade, preocupa-se em questionar, interpretar e entender a existência do universo e a si mesmo, temas constantes de reflexões filosóficas. A filosofia compartilha, portanto, com o conhecimento processos de busca sobre o sentido da vida, as interpretações do universo e as possibilidades a respeito do homem, tais como sua liberdade e finitude, bem como seus valores. Antigamente, as investigações que hoje se agrupam na matemática, lógica, física, química, meteorologia, geologia, biologia, etc. eram inseparáveis da filosofia, um tradição que veio pelo menos até o século XIX, quando muitas delas eram ainda conhecidas como filosofia natural, expressão que englobava o estudo dos fenômenos da natureza.
A filosofia está presente em todos os setores existentes na sociedade, independentemente da época, mostrando força em suas conquistas e agregando valores com seus inúmeros filósofos que fizeram a história e transformaram o modo de pensar sobre “o eu” e o porquê da existência.
O ser filosófico e o ser cientista não podem ser trabalhados separadamente, já que a ciência nasceu sobre o foco filosófico e englobado numa sociedade que estava totalmente enraizada num pensamento ideológico de que as coisas simplesmente “são” e que isso aconteceria porque tinham que acontecer, sendo assim, com o surgimento da