Pesquisa bibliográfica - almeida júnior
O autor, João Baptista de Almeida Júnior, no primeiro capítulo, do seu livro, Construindo o saber- Metodologia científica: Fundamentos e técnicas vem apresentar uma forma de estudo como forma de pesquisa. E salienta que seu objetivo é convencer o estudante a participar com mais maturidade, do próprio processo de educação, de forma a torna-se sujeito ativo no processo de aprendizagem dentro da sua escola.
Há algum tempo, com o avanço dos veículos de comunicação a distancia, as escolas deixaram de ser o único veículo responsável pela leitura da realidade. Alguns veículos, como: jornais, revistas, rádio e televisão tomaram o papel de disseminadores de informações para si.
“O professor- informante e o aluno receptor são superados pelo professor-orientador e pelo aluno- pesquisador.” (pag.98)
Passa então a não existir mais o professor deseja do aluno e nem o que o aluno pretende mostrar ao professor. E sim o que juntos, engajados na descoberta e elaboração do conhecimento científico.
Dentro desta perspectiva educacional, o autor, mostra que o estudo para o aluno aparece como forma de pesquisa e que é apresentado por vários autores nas modalidades de PESQUISA BIBLIOGRÁFICA e DOCUMENTAÇÃO. “Tais métodos (do grego: meta= para; odos= caminho) ”são caminhos para orientar se trabalho acadêmico para um saber sempre mais, para uma incorporação rica de informações, a fim de que no domínio desse conhecimento, possa pensar globalmente a realidade e analisá-la com rigor e crítica.”(pag.99) 1. A pesquisa bibliográfica
Pesquisar quer dizer ir à procura de uma informação que não se conhece e deseja-se conhecer. Para tanto existem várias formas de pesquisa, como: consultar livros e revistas, examinar documentos, conversar com pessoas, fazendo perguntas para obter