Pesquisa bibliográfica - administração
Pesquisa bibliográfica
Manuel Catells, A sociedade em Rede.
O primeiro volume da trilogia “Sociedade em Rede- A era da Informação: Economia, sociedade e cultura”, mapeia um cenário mediado pelas novas tecnologias de informação e comunicação- TIC, e como estas interferem nas estruturas sociais. O autor propõe o conceito de capitalismo informacional, e constrói seu raciocínio partindo da historia do forte desenvolvimento de tecnologias a partir da década de 1970, e seus impactos nos diversos campos das relações humanas.
Richard Daft, Administração
O mundo está mudando e, em resposta, o campo da administração está passando por uma revolução, e o resultado é “o novo local de trabalho” tema deste livro. As demandas aos gerentes de hoje vão além das técnicas e ideias tradicionalmente ensinadas nos cursos de administração. O mundo tradicional de trabalho presumia que o proposto era controlar e limitar as pessoas, cumprir as regras e os regulamentos, busca estabilidade e eficiência, elaborar uma hierarquia de cima pra baixo para dirigir os funcionários e alcançar resultados. O novo local de trabalho e o paradigma da administração emergente pedem que os gerentes se concentrem em liderar a mudança, utilizar a criatividade e o entusiasmo das pessoas descobrirem visões e valores compartilhados, e compartilhar informações e poder.
Henri Fayol, Administração Industrial Geral O enfoque prioritário na obra de Fayol, é dado no enfoque para a função administrativo, que deve ser dividida proporcionalmente entre todos os integrantes da organização, independetemente da área de atuação. Conforme aumenta a complexidade das atividades a serem realizadas na empresa, aumenta a demanda de capacidade administrativa para realização das mesmas. Para o autor a necessidade de noções administrativa é geral, por isso ele sugere até que ela seja matéria estudada na formação inicial das pessoas. Segundo ele, o objetivo da