Curiosidade
A humanização como proposta de intervenção nos processos de trabalho e na geração de qualidade da saúde coincide com os próprios princípios do SUS, que enfatizam a necessidade de assegurar atenção integral à população e estratégias de ampliar a condição de direitos e de cidadania da população. E com isso buscar a construção de uma gestão participativa nos processos de planejamentos, execução e avaliação. Sabemos que há dificuldades em se atender a um paciente pois os motivos são vários como: o estado não investe o necessário, os profissionais não contam com os devidos recursos, há muitos descasos na área da saúde: negligências, falta de respeito com os usuários, entre outros. Existem casos em que o paciente precisa de um atendimento e não o recebe, ou até de uma medicação receitada que não têm a disposição na farmácia do SUS, com toda essa situação o paciente acaba piorando seu estado ou vindo a falecer.
Há uma grande necessidade de ser feito um trabalho de qualificação de profissionais, médicos, enfermeiros e auxiliares destes, pois estão acontecendo muitos erros que chegam a causar a morte de pacientes que são mal medicados ou mal atendidos. Também faz-se necessário uma melhor observação por parte de seus responsáveis para que esses erros não persistam nessa área.
Por toda a vida a atenção integral a saúde é um direito que todo ser humano deve ter, mas devido a diferença social entre outros problemas, talvez isso jamais mudará, na verdade, essa responsabilidade de melhoria na rede pública de saúde cabe a cada um de nós, devemos cobrar pelos nossos direitos, e também elogiarmos quando o serviço é bem realizado. Na