PESQUISA 2 Maes Na UNB 1
Instituto de Ciências Humanas
Departamento de Serviço Social
Disciplina: Pesquisa Social 2 – 136999
Alunas: Janaina Saldanha, Madalena Bento, Ligia
MÃES QUE CONCILIAM A MATERNIDADE COM VIDA ACADÊMICA NO CAMPUS DARCY RIBEIRO, DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
24 de Fevereiro de 2014.
Introdução
Pesquisas recentes têm destacado que as mulheres estão conquistando um espaço significativo na sociedade e no mundo. Ficou claro, que há um grande numero de mulheres que deixaram de ser somente donas de casa, se desprendendo das amaras seculares, assumindo um espaço outrora lhe negado. Sem dúvida, é inegável que as mulheres são hoje maioria entre os estudantes universitários, em especial no curso de Serviço Social, mas de acordo com pesquisas, elas ainda são uma minoria em muitas áreas, estão concentradas em outras, e avançam lentamente na carreira científica.
A entrada da mulher no âmbito acadêmico e ou profissional, traz repercussões na organização e na estrutura do funcionamento familiar que leva a proposta de novas configurações e reparos familiares, com interferências diretas na relação mãe-filho. Uma das principais tarefas da mulher é conciliar tempo para tarefas domesticas e acadêmicas, trabalho externo e a permanência com os filhos, tendo e vista a possibilidade de estabelecer um vinculo harmonioso e consciente.
A questão é que a entrada das mulheres nas universidades e no mercado de trabalho necessariamente não as tem desobrigado do cuidado da casa e dos filhos, pois ainda se mantém, entre os casais, a tradicional divisão sexual do trabalho ainda que sejam observadas algumas mudanças, especialmente entre os mais jovens.
.
Por estes motivos, muitas delas preferem optar por jornadas parciais, flexibilização de horárias e frequentes interrupções na vida profissional e/ou acadêmica.
Objetivo