Unidade Habitacional De Marselha
O termo significa literalmente unidade de habitação, mas o projeto é reconhecido internacionalmente pelo termo em francês. O conceito de unidade de habitação foi adaptado posteriormente em diversos outros projetos de caráter por arquitetos em todo o mundo. Por esse motivo, o projeto original costuma ser referido pelo nome original.
Os edifícios configuram-se em geral como lâminas com mais de 100 m de comprimento e por volta de 30 m de largura, englobando por volta de 15 pavimentos e 55 m de altura. O projeto de Marselha possuía 337 apartamentos (ou "células").
O projeto traduz os elementos fundamentais da expostos anteriormente por Le Corbusier: está construída sobre possui planta livre da estrutura (contendo creche, solário e piscinas na cobertura), fachada livre, e é essencialmente horizontalizada. Neste projeto Le Corbusier aplica seus estudos sobre as proporções humanas: utiliza pela primeira vez (um sistema de relações métricas baseados na distância dos membros do corpo humano de um indivíduo "universal"), estabelecendo todas as medidas importantes de projeto como múltiplos das medidas estabelecidas pelo Modulor.
A cada certa quantidade de andares, foram previstas "ruas aéreas": corredores nos quais estavam previstos estabelecimentos comerciais. Esta determinação tem a ver com a ideia de um cidade utópica na qual a Natureza está preservada e as necessidades tradicionais das cidades estão concentradas em alguns poucos edifícios. O terceiro e quarto pavimentos do edifício de , por exemplo, estão ocupados por um esportivo e academia de ginástica, escola infantil - em funcionamento