pesq e desenv
O objetivo básico da função de Pesquisa e desenvolvimento é transformar as informações de marketing, as ideias originais e os avanços da ciência em produtos e serviços.
A atividade de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, ou simplesmente P&D, consiste de trabalho criativo, empreendido de forma sistemática, com o objetivo de aumentar o acervo de conhecimentos e o uso desses conhecimentos para desenvolver novas aplicações, tais como produtos ou processos novos ou tecnologicamente aprimorados.
Tal atividade torna-se primordial para empresas que buscam atualização constante do seu negócio, a excelência na execução do seu trabalho e no seu produto, o estímulo ao seu crescimento e benefícios para toda a sociedade.
Na figura abaixo pode-se ver as diferentes etapas do processo de pesquisa e desenvolvimento nas empresas.
Agora serão apresentadas as características de cada uma das etapas do processo de desenvolvimento de novos produtos.
Geração de Idéias
O processo de criação de novos produtos começa sempre em uma nova idéia. Churchill (2000) cita que, de acordo com estimativas, uma empresa precisa de cerca de 60 ou 70 idéias para encontrar um novo produto que seja viável.Aceitando este dado como premissa, as empresas precisam buscar novas idéias constantemente.As idéias podem partir dos funcionários, da equipe de vendas, das atividads de P&D e até de sugestões de clientes.
Triagem de Idéias
Após a etapa inicial, de geração de idéias, a organização passa então a avaliar as idéias em si, e selecionando quais das idéias merecem maior atenção .Esta etapa é conhecida como triagem das idéias, e tem como meta determinar se aquela idéia ou produto ajudará, de alguma forma, a empresa a alcançar seus objetivos. Uma das técnicas mais utilizadas para a triagem é o checklist, uma listagem de algumas perguntas-chave que permitem identificar se determinada idéia está de acordo com as necessidades dos clientes. Análise Comercial Apenas as