A fisioterapia e o tratamento humanizado do paciente.
A fisioterapia e o tratamento humanizado do paciente.
Vitória da conquista-Ba 2014
Sistema Único de Saúde e HumanizaSUS
Em 1988 foi criado o SUS (Sistema único de saúde), onde ele afirma a universalidade, a integralidade e a equidade da atenção a saúde, onde a saúde é direito de todos e é um dever do estado, podemos considerar que essa é uma das grandes conquista da população, o SUS aponta para um concepção de saúde que não se reduz á ausência completa da doença, mas a uma vida com qualidade.
O Sistema único se saúde está comprometido a inúmeras dimensões entre elas estão: A prevenção, o cuidar, proteção, tratamento, recuperação, promoção ou seja em todos os ambitos produzir e promover a saúde, no percurso da construção do SUS podem-se notar muitos avanços importantes, surgimento de questões que demandam outras respostas, porém ainda existem muitos problemas que persistem ao longo do tempo, impondo assim a urgência, seja de aperfeiçoamento do sistema, seja de mudança de rumos.
O Brasil é um país místico, com profundas desigualdades socioeconômicas, que influenciam diretamente no desafio de manter a saúde com boa qualidade, alguns problemas acarretam para a desvalorização dos trabalhadores da rede publica de saúde, a precariedade das relações de trabalho, o baixo investimento em processos educacionais permanente em saúde desses trabalhadores, a pouca participação na gestão de serviços, a falta de investimento nas unidades de saúde e o vínculo frágil com os usuários do sistema.
Na intenção de realização de mudanças no SUS, foi criado no sistema a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no Sistema Único de Saúde (SUS) – O HumanizaSUS.
Compreende-se por humanização a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção a saúde: Usuários, trabalhadores e gestores. Os valores que norteiam essa política são