Pesagem e limpeza de vidrarias
Pesagem e limpeza de vidrarias
Fábio Dias Gustavo Pires
Contagem
Março de 2015
Relatório nº 2
Pratica 2 – Pesagem e limpeza de vidrarias
Fabio Dias
Gustavo Pires
Introdução:
Essa prática nos permitiu aprender sobre o uso correto da balança analítica e o outros materiais que podem ser utilizado em conjunto como o vidro de relógio e limpeza dos materiais , a balança analítica é muito utilizada em laboratório para obter massas com alta precisão nos resultados. Uma Balança Analítica pode pesar com precisão máxima de 0,1 micrograma até 0,1 miligramas e tem uma capacidade que pode variar de 1 até220g.
Objetivo:
Quantificar a pesagem de 1g de cloreto de sódio (NaCl), com auxílio das balanças analítica, com o objetivo de quantificar com exatidão a pesagem do componente.
Materiais e Reagentes:
EPI’s
Espátula
Balança Analítica
Vidro de Relógio
Cloreto de Sódio
Metodologia:
Foi verificado se a tomada era compatível com 127 volt ,a balança foi ligada antes para que pudesse ser estabilizada, foi verificada a capacidade máxima do equipamento e nivelada .Colocado um vidro relógio no prato da balança.
Após o uso e sempre que necessário, realizar a limpeza do equipamento com pincel. Balança analítica com a vidraria adequada para realização de pesagens.
Procedimentos:
Tarar a balança (despreza se o peso do vidro relógio que é 22.0227) O proposto tentar pesar 0,1grama de NaCl, anotando corretamente a massa. Utilize a espátula e feche o vidro para que o ar do ambiente não interfira no resultado, dificultando a estabilização.
Discussões:
O valor de cloreto de sódio encontrado não se aproximou-se de forma satisfatória do valor que foi pedido, O resultado não foi parcialmente satisfatório pois não foi um resultado esperado