RELAT RIO COLORA O DE GRAM
JULIANA ARAÚJO DE SOUZA
SANDRYNE VALESKA DA COSTA AGUIAR
VITÓRIA RÉGIA PAREIRA DE SOUSA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA
Relatório apresentado ao Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA, referente á aula prática da disciplina Microbiologia, tendo como Orientadora a Professora Me. Isana Mara Frota Aragão, para complementação de nota.
SOBRAL CE 2015
INTA-INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
3º SEMESTRE TURMA: 30 TARDE
PRÁTICA 5: COLORAÇÃO DE GRAM
SOBRAL-CE
2015
SUMÁRIO
1-Introdução 4
2-Objetivo e Materiais de Estudo 5
3-Resultados e Discussão 6
5-Conclusão 7
6-Referências Bibliográficas 8
7-Anexos………………………………………………………………………………..9
1-INTRODUÇÃO
Coloração de Gram é uma técnica de coloração para diferenciação de microrganismos através das cores, para serem observados em microscópio óptico. A técnica recebeu este nome em homenagem ao médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram.
Por volta de 1884, Hans Gram observou que as, bactérias após serem tratadas com diferentes corantes, adquiriram cores diferenciadas. Assim, as que ficavam roxas foram classificadas de Gram-positivas, e as que ficavam vermelhas, foram chamadas de Gram-negativas. A técnica de Gram é fundamental para a taxonomia e identificação das bactérias, sendo muito utilizada atualmente, como técnica de rotina em laboratórios de bacteriologia.
A coloração de Gram é um dos mais importantes métodos de coloração utilizados em laboratórios de microbiologia e de análises clínicas, sendo quase sempre o primeiro passo para a caracterização de amostras de bactérias. A técnica tem importância clínica uma vez que muitas das bactérias associadas a infecções são prontamente observadas e caracterizadas como Gram-positivas ou Gram-negativas em esfregaços de pus ou de fluidos orgânicos. Essa informação permite ao clínico monitorar a infecção até que dados de cultura estejam disponíveis.