Período pós-estrela
Tema: Período Pós-estrela
* O Universo
O Universo é constituído de tudo o que existe fisicamente, a totalidade do espaço e tempo e todas as formas de matéria e energia.
O Universo subdivide-se em Aglomerados de Galáxias, que se subdividem em grupos de galáxias que se subdividem em galáxias, que se subdividem em sistemas solares, que contêm corpos celestes, como estrelas, planetas, asteroides, entre outros. * Vida de Uma Estrela
A trajetória evolutiva de uma estrela se consiste em considerar o seu nascimento a partir do colapso de uma nuvem de gás, sua vida madura quando começa a converter hidrogênio em hélio em seu núcleo, até seus momentos finais.
Em seus momentos finais dependendo de sua massa, irá simplesmente se desfazer de seus envelopes mais externos revelando seu núcleo quente e transformando-se em uma estrela "anã branca", ou irá explodir numa "supernova", devolvendo violentamente para o meio interestelar quase todo o material que sintetizou durante a vida, deixando para traz apenas uma "estrela de nêutrons" bem compacta ou um "buraco negro".
Período Pós-estrela * Anãs Brancas: As anãs brancas são uma das formas mais densas de matéria, todas as estrelas com até 10 Massas Solares terminarão como anãs brancas, próximo do fim do estágio de queima nuclear, essas estrelas passam por uma fase de gigante vermelha e então ejetam a maior parte de suas camadas superficiais, criando uma nebulosa planetária em volta do núcleo quente o qual irá se transformar em uma jovem anã branca que brilha por causa de seu calor residual. * Supernova: Supernova é o nome dado aos corpos celestes surgidos após as explosões de estrelas (estimativa) com mais de 10 massas solares, que produzem objetos extremamente brilhantes, os quais declinam até se tornarem invisíveis, passadas algumas semanas ou meses.
Das ocorrências astronômicas, talvez essa seja a mais importante para a ciência moderna. A explosão de uma supernova emite uma luz