Período pré-socrático
O período pré-socrático inicia-se por volta do século VI.A.C quando aparecem os primeiros filósofos nas colônias gregas da Jônia e na Magna Grécia. Podemos dividi-los em várias escolas:
Escola Jônica
Fazem parte os seguintes filósofos e suas principais idéias:
1. Tales
* A Origem é a Água como “ physis” Teorema de Tales
2. Anaximandro
*A origem está no movimento eterno que resulta na separação dos contrários ( quente e frio, seco e úmido, etc).
4. Heráclito
*Afirmam a unidade de todas as coisas e a razão das unidades são um.
5.Empédocles
* Heráclito cria que as origens das coisas não estavam em um único elemento, mas sim , em uma cadeia de fenômenos que gerava a mutabilidade constante das formas naturais e dos elementos . Era tido, por essa linha de pensamento, como um dos mais evidentes e geniais pensadores pré-socráticos.
Escola Italica
6. Pitágoras
* As essências das coisas residem nos números, os quais representam a ordem e a harmonia. Assim, a essência dos seres “ arché” , teria uma estrutura matéria da qual derivariam como: finito e infinito , par e ímpares, unidade e multiplicidade , reta e curva, círculo e quadrado,etc.
Escola Eleática
7. Xenófones * Discípulo de Sócrates. Família rica e influente de Atenas (doçura na dicção-anabore) e conhecido pelos seus escritos sobre a história do seu próprio tempo e pelos seus discursos com Sócrates. 8.Parmênides * A origem está na essência, o que é , é e não pode ser ao mesmo tempo. 9. Zenão * A noção do movimento era inviável e contraditória . Deter argumentos, talvez o mais célebre seja o paradoxo de Zenão , que se refere á corrida de Aquiles com uma tartaruga. Escola Atomista 10. Leucipo *Leucipo é considerado o mestre de Demócrito de Abdera e talvez , o verdadeiro criador do atomismo que