Perícia imobiliária
Perícias Imobiliárias – 2º Módulo
Professora: Nilton Costa
Valor 50 pontos
1. QUESTIONÁRIO
1. Conceitue processo, autos e termos;
• Processo é o conjunto de procedimentos que têm como objetivo a obtenção de uma sentença judicial.O processo é o meio, o instrumento e se materializa nos autos e termos, em papel.
• Auto é o ato processual que é realizado fora do fórum como é o caso de “auto de exame de corpo de delito”, “auto de apreensão”, “auto de prisão em flagrante”, “auto de reconstituição dos fatos”.
• Termo é o ato processual que é realizado dentro do fórum como, por exemplo “termo de acareação”, “termo de inquirição de testemunha”.
2. Escreva com as suas palavras o que é uma perícia.
Perícia é o exame técnico de situações ou fatos relevantes relacionados a coisas e pessoas, realizado por especialista (s) na matéria que lhe é submetida, com o objetivo de elucidar o juiz sobre tais aspectos (fatos ou situações) que são, em geral, especificados por meio de quesitos. O esclarecimento por meio das respostas aos quesitos formulados é importante para a solução da demanda. A prova pericial é o meio de suprir a carência de conhecimentos técnicos de que se ressente o juiz ara apuração dos fatos litigiosos. A perícia é o meio pelo qual, no processo, as pessoas entendidas sobre determinado assunto, sob compromisso com o juízo, verificam fatos importantes à causa, transmitindo ao juiz o respectivo parecer.
3. Conceitue perito.
Perito vem do latim peritus que quer dizer experimentar, saber por experiência. O perito é o sujeito ativo da perícia, é quem auxilia o juiz sobre matéria em que é versado ou prático, quando a prova do fato exigir tais conhecimentos. Perito é a pessoa que, pelas suas qualidades especiais, de natureza científica ou artística, supre as insuficiências (necessidades) do juiz no que se refere à verificação ou apreciação daqueles fatos da causa que exijam conhecimentos técnicos ou