Perturbações de humor
Os sintomas abrangem; Humor depressivo, fadiga, isolamento social, desinteresse, falta de prazer nas actividades habituais, alterações no sono como alimentares, perturbações do comportamento e um nível de rendimento baixo.
Na criança pequena predominam sintomas de irritabilidade e agressividade; no adolescente os sintomas de depressão são frequentemente semelhantes aos do adulto.
As perturbações do humor são o fator de risco mais importante para o suicídio na adolescência
Fatores de risco:
Temperamento: crianças com dificuldades de adaptação a mudanças têm maior tendência para depressão.
* Vinculação insegura, experiências de separação ou perda. * Situações de tensão prolongada. * Mudanças no meio familiar ou escolar. * História familiar de depressão.
Intervenção
* Avaliação médica e exclusão de causas orgânicas. * Avaliar se existe risco de suicídio. * Mostrar disponibilidade para ouvir as preocupações da criança ou adolescente. * Aconselhamento familiar: sensibilização dos pais para o sofrimento da criança/adolescente e discussão de estratégias para lidar com o problema (ex: valorização de competências). * Trabalho de articulação com a escola: planear intervenções ao nível da escola que facilitem a integração no grupo de pares e o investimento de atividades lúdicas/desportivas. * Articulação com a rede de apoio social e com projetos de intervenção sociocultural locais (Ex: escuteiros, ATL, outras atividades organizadas). * A medicação tem indicação em situações específicas, devendo ser uma medida colaborante a outros tipos de intervenção (psicoterapêutica, familiar, pedagógica).
Referenciação
Orientar para consulta de Pedopsiquiatria:
Casos de maior gravidade (sintomas persistentes e