PERT_Analise do Caminho Critico

1653 palavras 7 páginas
GOLD PLATING – Superando as expectativas por Mauricio Gambini – 10/Dez/2003 Motivação Em mais de uma oportunidade presenciei relatos e conversas de/entre profissionais experientes (incluindo mestres e certificados) de TI sobre as dificuldades de superar a expectativa dos stakeholders tendo que administrar as mudanças dos projetos, prazo e custo.
Utilizo uma abordagem bastante simples para resolver esta questão há alguns anos e tenho tido resultados muito satisfatórios, assim como os colegas que passaram a adotá-la, o que me motivou a compartilhar a idéia a um grupo maior de colegas.
Cenário
Apesar dos sinais de melhora nos últimos anos, ainda vivemos em uma desconfortável realidade na qual projetos são cancelados e a maioria não é concluído no prazo estipulado e/ou no orçamento planejado. Várias são as razões, mas o resultado se traduz na dificuldade de atender as expectativas dos stakeholders, quanto mais superá-las.
A boa notícia é a crescente conscientização (e os investimentos) nas organizações em relação à necessidade de serem implementados processos corporativos de engenharia de software, práticas gerenciais consistentes, programas de qualidade e ferramentas integradas, o que me deixa otimista em relação ao ‘futuro próximo´.
Apesar deste cenário, o cliente espera ter suas expectativas superadas e considera este um importante fator de competitividade.
Para não deixar dúvidas, não me refiro ao ciclo de incorporação interativa das solicitações ao escopo do projeto e eventual renegociação de prazo e preço, mas sim ao projeto definido em questão.
Os problemas mais comuns
Para entender as dificuldades é necessário entender o padrão do cenário das primeiras fases dos projetos (RUP – concepção e elaboração; PmBok – início, planejamento e execução; Morris – viabilidade, planejamento e design), o qual envolve alguns ´temas clássicos´:
- A dificuldade de levantar todos os requisitos no início do projeto:
a. o Nem todo stakeholder consegue

Relacionados