Perspectivas Para A Hist Ria Da Psicologia No Brasil
Departamento de Psicologia
Psicologia Noturno – Prof. Roberto Pires Calazans Matos
Aluno: Flávio Lobosque Lima
PERSPECTIVAS PARA A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA NO BRASIL
(Professor Saulo de Freitas Araújo)
Historicamente, psicologia e filosofia eram mateiras que estavam juntas no mesmo departamento nas universidades. Porém, em certo ponto as duas matérias se separaram e o curso de psicologia passou a seguir por pernas próprias.
Há ainda uma dúvida em relação sobre a psicologia ser uma ciência ou não. Uma ideia cientifica deveria seguir uma só linha de pensamento. Afinal, ao se pesquisar algo, as verdades daquilo são descobertas de forma irrefutável. Porém no caso da psicologia há um impasse. Existem diversas linhas de pensamento, como a behaviorista, a freudiana etc. Elas tem uma certa rivalidade entre si para se provarem mais científicas e mais verdadeiras.
A partir disso surge a dúvida: Qual a importância em se fazer a história da psicologia?
Uma das respostas é que, para se atualizar, o psicólogo busca material histórico. É necessário conhecer toda a progressão de acontecimentos para entender como o conceito atual foi concebido. Além disso, o contexto político e social de cada época muda a forma da psicologia ser entendida.
Outra resposta, é que ainda tratam a história da psicologia de forma amadora. Os estudos, muitas vezes não levam em conta as fontes primárias de pesquisa. Muitos artigos e muitas obras são traduzidas de fontes secundárias deixando assim informações vagas que podem ser cruciais para a definição de um conceito.
Um outro ponto relevante dá conta de um fato que o que é ensinado como verdade absoluta nas faculdades, não são verdades. Por exemplo Wundt é muitas vezes citado como um dos fundadores da psicologia, porém estudos mostram que muito tempo antes, já haviam pessoas que tinham a psicologia como objeto de estudo. A ideia que Wundt foi o precursor da psicologia é dada como verdade em muitos cursos de