Personalismo
2. O faz-de-conta é uma conduta lúdica da criança que usa a representação dramática sem as preocupações que a palavra representar tem no seu sentido usual.
3. É uma atividade psicológica de grande complexidade, é uma atividade lúdica que desencadeia o uso da imaginação criadora pela impossibilidade de satisfação imediata de desejos por parte da criança.
4. Enriquece a identidade da criança, porque ela experimenta outra forma de ser e de pensar;amplia suas concepções sobre as coisas e as pessoas, porque a faz desempenhar vários papéis sociais ao representar diferentes personagens.
5. Vygotsky assinala que uma das funções básicas do brincar é permitir que a criança aprenda a elaborar/resolver situações que vivência no seu dia-a-dia.
6. E para isso usará capacidades como a observação, a imitação e a imaginação. Desenvolve a capacidade de interação e aprende a lidar com regras e normas sociais.
7. Desenvolve a capacidade de interação e aprende a lidar com o limite e para tanto, os jogos com regras são fundamentais.
8. Quando Vygotsky discute o papel do brinquedo, refere-se basicamente à brincadeira de faz-de-conta, como brincar de casinha, de escolinha, brincar com o cabo de vassoura como se fosse um cavalo...
9. Mas basicamente concentra-se na brincadeira do faz-de-conta...
10. As crianças evoluem por intermédio de suas próprias brincadeiras e das intervenções das brincadeiras feitas por outras crianças e adultos...
11. Deste modo, elas desenvolvem a linguagem e a narrativa e nesse processo vão adquirindo uma melhor compreensão de si próprias e do outro, pela contraposição com coisas e pessoas que fazem parte de seu meio.
12. Mas para isso... É preciso que desconstruamos a idéia culturalmente ‘posta e aceita’ sobre a verdadeira face da Educação Infantil! Então, haverá espaço para o faz-de-conta em nossas atividades?????????
Como funciona
Meninos e meninas